Cinema

 

    Estréias no cinema brasileiro neste mês.


      

Depois do marasmo do começo de ano, a temporada de estreias toma fôlego. Nessa semana, entram em cartaz duas animações para as férias escolares (Zé Colmeia e Brasil Animado 3D) e um thriller de ação (O Turista), além de três filmes cult. Confira:


Zé Colmeia
Mistura de de animação e imagens reais em 3D, o filme é uma adaptação do desenho animado Zé Colmeia. No ano do centenário de Jellystone, o parque está ameaçado de fechar, porque o prefeito quer vender suas terras para conseguir dinheiro. Zé Colmeia e Catatau precisam se unir ao guarda Smith para encontrar um jeito de salvar o parque.
(Yogi Bear. EUA. Nova Zelândia. 2010. 80 min) Animação. Comédia. Diretor: Eric Brevig. Elenco: Dan Aykroyd (voz), Justin Timberlake (voz), Anna Faris, Tom Cavanagh, T. J. Miller.

 

 

 

 

O Turista
Frank é um professor de matemática de férias na Europa. Em um trem para Veneza, ele conhece Elise, uma linda e misteriosa mulher que vai envolvê-lo em uma trama complicada e perigosa. O filme é um remake da produção francesa Anthony Zimmer e foi dirido por Florian Henckel von Donnersmarck (A Vida dos Outros), depois que outros dois diretores abandonaram o projeto. Da mesma forma, o casal protagonista também só foi escalado após Charlize Theron, Tom Cruise e Sam Worthington desistiram dos papeis. Apesar de o roteiro rocambolesco não agradar a crítica, o filme recebeu três indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme Comédia ou Musical, Ator (Depp) e Atriz (Jolie).
(The Tourist. EUA/França. 2010. 103 min) Ação. Suspense. Diretor: Florian Henckel von Donnersmarck. Elenco: Johnny Depp, Angelina Jolie, Paul Bettany, Timothy Dalton, Steven Berkoff, Rufus Sewell, Christian De Sica.


 

Brasil Animado 3D
Primeiro longa brasileiro em 3D, mistura animação com imagens ao vivo. Os personagens principais são os cachorros Stress e Relax. O primeiro é um empresário que só pensa em dinheiro, enquanto o segundo é um diretor de cinema que só quer curtir. Quando Relax pede financiamento a Stress para procurar a árvore mais antiga do Brasil, seu amigo vê a possibilidade de ganhar dinheiro com isso e embarca na aventura. Juntos, os dois percorrem 11 estados brasileiros em busca do Grande Jequitibá Rosa. O filme participações especiais de Daiane dos Santos e Fernando Meireles, dublando a si mesmos.
(Brasil. 2010. Aprox. 85 min) Animação. Aventura. Diretor: Mariana Caltabiano. Elenco: Eduardo Jardim (voz), Fernando Meirelles (voz), Daiane dos Santos (voz), Ariel Wollinger (voz), Mariana Caltabiano (voz).

 


Biutiful
O protagonista da história é Uxbal, um pai dedicado que sente a morte iminente. Sempre sombrio, Uxbal tenta garantir um futuro seguro para os filhos, além de se reconciliar com com um amor do passado. Do mesmo diretor de Amores Brutos, 21 Gramas e Babel. O filme estreou no festival de Cannes, onde Javier Bardem ganhou o prêmio de Melhor Ator.
(Espanha. México. 2010. 147 min) Drama. Diretor: Alejandro González Iñárritu. Elenco: Javier Bardem, Maricel Álvarez, Hanaa Bouchaib, Guillermo Estrella.
Estreia apenas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte.

 

 

 

 

Lixo Extraordinário
O documentário mostra a trajetória do lixo que sai do aterro sanitário Jardim Gramacho, em Duque de Caxias (RJ), e é transformado em obra de arte pelo artista plástico Vik Muniz. Envolvidos no processo, os catadores de lixo sentem suas vidas modificadas. Em 2010, o filme ganhou vários prêmios ao redor do mundo, incluindo os de Melhor Documentário (Público) no Sundance Film Festival, Melhor Filme (Público) da Mostra Panorama e Prêmio Anistia Internacional do Festival de Berlim e o Prêmio Especial do Júri em Paulínia. Também foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário de 2010.
(Waste Land. Brasil. Reino Unido. 2010. 90 min) Documentário. Diretor: Lucy Walker, Karen Harley, João Jardim. Elenco: Vik Muniz, Fabio Ghivelder, Tião Carlos dos Santos, Isis Rodrigues Garros, Zumbi Carlos da Silva Baia Lopes, Magna de França Santos, Irmã Laurentina da Silva, Suelem Pereira Dias.

 


Tio Boonme, que pode recordar suas vidas passadas.
No seu leito de morte, Tio Boonme recebe as visitas do fantasma de sua mulher morta e de seu filho em forma não-humana. O homem sai pela floresta relembrando suas vidas passadas até chegar ao local de seu primeiro nascimento, uma caverna no topo de um monte. O filme ganhou a Palma de Ouro em Cannes.
(Lung Boonmee Raluek Chat. Espanha. França. Alemanha. Reino Unido. Tailândia. 2010. 114 min) Fantasia. Diretor: Apichatpong Weerasethakul. Elenco: Sakda Kaewbuadee, Matthieu Ly, Vien Pimdee, Jenjira Pongpas, Thanapat Saisaymar.
Estreia apenas em São Paulo e Rio de Janeiro.

 

 

                     Vale a pena curtir todas estas estréias.